As vantagens do Marketing Digital em 2020

marketing digital em TaviraNa última década assistimos ao crescimento da importância da internet nos hábitos e consumos diários das pessoas e é neste sentido que a importância do marketing digital ganha palco.

Técnicas e metodologias de marketing mais tradicionais deixaram de ser suficientes para as empresas chegarem aos seus clientes de forma rápida e eficaz. O consumo on-line disparou e a concorrência é mais feroz que nunca. Vivemos portanto a era do consumo on-line e se ainda não desenhou uma estratégia de marketing digital para o seu negócio, está a correr contra o tempo.
Vejamos então porque é que o seu negócio precisa do Marketing Digital.

10 vantagens ao investir em marketing digital

1) Chegar às pessoas através dos canais onde elas gastam tempo e dinheiro

As pessoas gastam cada vez mais tempo e dinheiro on-line. Escolhem o que querem consumir, o que querer ver e que tipo de marcas querem seguir. A quantidade de pessoas que consome através das redes sociais cresce diariamente na medida em que há cada vez mais pessoas a aderir a estes canais. Seguem as tendências e é no mundo da internet que decidem o que querem comprar.

2) O Marketing Digital tem soluções certas para negócios de todos os tamanhos

Nos dias que correm já não importa qual é a dimensão da sua loja ou se a mesma está na rua mais parada da cidade. Com o marketing digital consegue chegar ao mesmo número de pessoas que uma loja bem localizada ou que uma grande marca. Claro que o valor investido vai determinar o alcance da sua publicação.

3) Definir o seu público alvo

Através das ferramentas digitais é possível verificar que tipo de público está a atingir, a quem deve direcionar a sua publicidade e quem melhor reage ao produto que está a publicitar.

4) Mensagens personalizadas para o seu público

Pode criar uma mensagem altamente personalizada baseada no tipo de cliente que tem e, por exemplo, para uma determinada altura festiva do ano.

5) Análise de dados e resultados mais detalhados

Consegue recolher dados fundamentais para definir a sua estratégia e como vai atuar perante o seu público alvo? Estes novos canais digitais permitem descobrir fácilmente quem está mais interessado nas suas publicidades, as suas características, o que os leva a tomar uma ação, quem é mais fácil de converter, quem gasta mais, o que fazem on-line, de que forma é que o encontraram on-line e que websites visitaram que os levaram até si. O valor e vantagens comerciais de fazer estas análises de maneira regular são gigantescas, e em alguns sectores de negócios podem até definir o futuro da sua empresa.

6) Fácil adaptação ao negócio

Com o Marketing Digital e a recolha dos dados anteriormente falado, consegue definir mais facilmente a sua estratégia e tática do negócio. Este mundo tem espaço para todo o tipo de negócios e tem sempre uma solução para atingir os seus objetivos.

7) Trabalhar e melhorar a reputação da sua marca/negócio

Hoje em dia a internet é uma ferramenta fantástica para mostrar toda a dinâmica e interação que os clientes têm com o seu produto. Desde um simples storie na rede Instagram à partilha da página e do produto por quem o consome há várias formas de contribuir para a reputação do seu negócio. Normalmente quando alguém se dirige a uma loja não é hábito deixar comentários à porta sobre o tipo de serviço. Mas se falamos de uma loja on-line a conversa já é outra. Desde recomendações a reviews, há várias formas de os clientes o ajudarem também a si a trabalhar a reputação do seu produto.

8) Resolução de problemas

O Live chat por exemplo é uma das melhores ferramentas para apoiar e estar próximo do cliente sem estar na presença deste. O cliente sente que há uma preocupação da sua parte, que gosta de o ver satisfeito e que se importa com a sua apreciação ao seu produto. É também uma forma de melhorar diariamente porque permite um maior número de críticas construtivas ou alertas para melhoramentos no serviço.

9) Tecnologia e tendências em constante mudança

O consumidor hoje em dia escolhe cada vez mais que publicidade quer ver, logo da mesma forma que o mundo da publicidade on-line cresceu, os sistemas anti publicidade também se desenvolverem. As pessoas, ainda que estejam constantemente a ser bombardeadas com anúncios, cada vez mais escolhem que tipo de publicidade querem ver. Por exemplo, ad-block veio ajudar as pessoas a descartarem a maior parte da publicidade que não querem e optam por canais que respeitam mais a sua vontade. É nesse sentido que o Marketing Digital também o ajuda. Focar nos canais certos e apostar no público certo.

10) Excelente retorno sobre o investimento

A quantidade de resultados em comparação com o investimento inicial também é um ponto a reflectir. Quando faz um investimento em campanhas on-line consegue definir e saber quanto quer gastar, quanto tempo dura o investimento, que tipo de investimentos são mais acertados sendo que este ponto lhe permite optimizar o seu orçamento. Com orçamentos mais baixos em comparação a estratégias não digitais, tendencialmente conseguirá atingir mais resultados na medida em que sabe exactamente onde e como está a ser feito o investimento.

Não há fronteiras nem limites

Se promove o seu negócio on-line não chega só à população local que é o que acontece se tiver só uma loja física. Pode ter um negócio localizado em Beja e fazer como que este chegue ao outro lado do mundo. Consegue divulgar o seu produto a um público que não imaginava ser possível. Se o seu negócio vive do turismo porque não mostrar logo a possíveis clientes o tipo produto que tem disponível? Porquê esperar que eles cheguem à sua localidade para o conhecer? Com os canais on-line pode dar a conhecer o seu produto ao cliente quando este ainda nem saiu do sofá de sua casa.

Em suma, a importância do Marketing Digital é real e ganha peso de dia para dia. As empresas devem mais que nunca embarcar nesta descoberta. O futuro já chegou e é urgente que não fique para trás.